Dicas de alimentação pré e pós-treino

janeiro 28, 2015 in Notícias

Antes de iniciar uma atividade física é importante entender as necessidades do corpo, quanto à alimentação, para atingir os resultados esperados.

O que algumas pessoas ainda não sabem é que não adianta se esforçar na academia e não ter uma alimentação adequada. Portanto, leia as dicas abaixo sobre alimentos necessários para o pré e pós – treino, depois, é só colocar a roupa de academia! Aliás, não deixe de conferir também estas dicas sobre como lavar roupa corretamente, preservando suas roupas de ginástica por mais tempo.

Como funciona o corpo durante a prática de exercícios

Para desenvolver uma atividade que demanda esforço físico extra, o corpo necessita de energia, portanto, irá buscá-la na glicose. Alimentos fontes de carboidrato são também fontes de energia para o corpo.

Caso o organismo não encontre a quantidade necessária de energia para aquela atividade, então, poderá acabar queimando massa muscular. Se isso acontecer, além de não atingir os resultados esperados com a prática da atividade, você também sentirá cansaço, desânimo e, muitas vezes, dores.

A alimentação adequada também é importante após o treino, pois o corpo entra em processo regenerativo das fibras musculares que sofreram microlesões durante o exercício. Este processo ocorre de maneira mais intensa durante as primeiras horas após a prática da atividade e se estende por, aproximadamente, 48 horas.

Dicas de alimentação pré – treino

Se você for se alimentar até uma hora ou mais antes do treino, então, opte por um cardápio que associe carboidrato e proteína. Neste caso, vão algumas opções: ovo, atum e frango, por exemplo, são fontes boas de proteína e ajudarão na manutenção dos músculos. O carboidrato, fonte de energia, pode ser encontrado em pães e biscoitos integrais, frutas, batata inglesa, batata-doce, aveia, etc.

Dicas de alimentação pós-treino

Os músculos começam a se regenerar na primeira hora após a prática dos exercícios. Portanto, a proteína é necessária para ajudar na regeneração das fibras musculares que sofreram microlesões.

Aposte em cardápio com fontes de proteína e fontes de carboidratos vegetais.

Consumo de água

Recomenda-se consumir 2 copos de água com 30 minutos antes dos exercícios, para repor o que o organismo gastará.

Alimentação equilibrada e ingestão de líquidos potencializarão a qualidade do treino, ajudando a diminuir a quantidade de gordura e aumentar a massa muscular.

Recomendação? Se puder, procure um nutricionista e deixe que ele oriente você corretamente quanto aos alimentos e às quantidades específicas para o seu caso. Tenho certeza que os resultados serão muito mais satisfatórios.

Como você costuma se alimentar para o pré e pós-treino? Deixe seus comentários.

Imagens do Google.

Post da parceria OMO.