5 coisas que você deve saber sobre os ovos. Dica da nutri Melina Aniquini.

outubro 8, 2013 in Notícias

Esta dica de nutrição irá tirar todas as suas dúvidas sobre o consumo deste alimento rico em nutrientes e cercado de mitos: o OVO!

Agora, saiba quais são as 5 coisas que é importante você saber:

1. Propriedades nutricionais do ovo:

A gema tem vários antioxidantes (vitaminas A e E, zinco, ferro, selênio e vanádio), substâncias com o poder de combater o envelhecimento das células; colina, um nutriente que protege a memória e ainda leucina, que evita a perda de massa magra.

2. Relação do ovo com o aumento do colesterol:

As novas pesquisas demonstram que o ovo não é o responsável pelo aumento do colesterol, desde que o seu consumo seja moderado. Consumido moderadamente não fará aumentar o colesterol. O excesso de colesterol não está relacionado com a ingestão de ovos apenas, mas sim com uma alimentação inadequada, onde há o consumo exagerado de gorduras saturadas e o baixo consumo de fibras.

3. Melhor forma de consumir o ovo:

A forma mais saudável é cozido, apresenta 80 Kcal. Cozido por 2 a 3 minutos não perde muito as qualidades nutricionais. O frito pode chegar a 120 Kcal.

Evite consumir o ovo cru ou mal cozido, a gema do ovo crua pode ser uma fonte de bactérias, inclusive a salmonela que causa diarreia, vômitos.

4. Benefício de incluir o ovo em sua dieta:

O ovo é fonte de proteína completa, tem o poder de saciar mais rápido e evitar que a fome volte logo.

5. É preciso lavar o ovo antes de consumi-lo:

Para guardar, deve-se manter os ovos dentro da embalagem sem lavá-los, para não retirar a película natural que os protege contra rachaduras. Antes de prepará-los para consumo, no entanto, é recomendado lavá-los, especialmente se contêm sujeiras visíveis, mas apenas com água e uma esponja, não use detergentes e outros produtos de limpeza, isso pode ultrapassar a casca e contaminar o alimento.

Outra dica é não armazenar os ovos na porta da geladeira, essa região da porta é a parte que menos refrigerada por isso que os ovos colocados neste local duram menos e estragam com mais facilidade.

Dica enviada pela Nutricionista Melina Aniquini
CRN/3-22969
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